Página principal
  Atividades das Classes - EBD - Igreja Batista da Capunga
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
Espaço destinado às Classes da EBD, com atividades, estudos bíblicos e a opinião do professor
                       Classe de Casais I  -  Professor Edzard Barbosa Gomes

Professor Edzar Barbosa Gomes Adultos - Classe Casais I

 Comentário do Professor

 

O CRISTIANISMO PIONEIRO

08/13: “Primeira Viagem Missionária de Paulo” – Atos 13 e 14

“Provando que Jesus era o Cristo” (At 9.22)

 

Olá Amado(a).

 

            Para melhor entendimento do título desta Lição, lembremos alguns fatos ocorridos após a Conversão de Paulo quando, a Caminho de Damasco (Síria) para perseguir e prender “discípulos” do Caminho, que ali se multiplicavam, teve uma experiência direta com Jesus, que o convoca para Apóstolo (mensageiro especial).

            O Livro dos Atos dos Apóstolos, escrito por Lucas, narra que Saulo (Saul) é então direcionado a Damasco onde, após receber instruções de um discípulo de nome Hananias, ali permanece, se fazendo muito incisivo em Pregações constantes nas Sinagogas como escrito: “E logo, nas Sinagogas, pregava que Jesus era o Filho de DEUS (9.20), e confundia os Judeus “Provando que Jesus era o Cristo (9.22).

Por motivo de perseguições dos próprios judeus, teve de fugir para Jerusalém sendo descido à noite em um cesto por sobre o Muro da Cidade com ajuda de outros discípulos (9.25).

            Em Jerusalém, obtém ajuda de Barnabé, o primeiro discípulo de quem se testemunha haver vendido uma herdade e entregue aos Apóstolos todo valor da mesma. Barnabé o apresenta aos Apóstolos testemunhando acerca de como Saulo havia, em Damasco, pregado ousadamente em nome de Jesus (9.27). Por sua ousadia diante dos gregos (helenistas) recebe dura perseguição, o que motiva os irmãos o afastar de Jerusalém, enviando-o para Tarso (Silícia).

            Havendo o Evangelho se expandido por diversas regiões, chega ao conhecimento da Igreja em Jerusalém, onde estavam os Apóstolos, que grande número de gentios (não judeus) haviam se convertido ao Senhor (Jesus) em Antioquia, na Síria. Barnabé é, então, enviado a Antioquia (Síria) e busca Saulo em Tarso, passando a pregar e a ensinar muita gente por período de um ano. Na narrativa de Lucas é testemunhado: “Em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos (11.26).

            Ali mesmo, em Antioquia, se inicia uma parceria entre Barnabé (homem de posses) e Saulo, os quais, guiados pelo Espírito Santo, descem ao litoral e navegam até Chipre, terra de Barnabé, onde anunciavam a Palavra desde Salamina até Pafos, extremos da Ilha, nas Sinagogas.

É o Início da Primeira Viagem Missionária. De Pafos partem para o Continente em Perge e Antioquia, na Psídia. A partir desse momento, Lucas passa a se referir a Saulo por seu nome grego, adotado, Paulo, cujo significado é “Pequeno”. Ali, em Antioquia (Psídia), na Sinagoga, Paulo faz um dos seus mais excelentes discursos, no qual explica as Escrituras desde o Egito até a apresentação de Jesus como Messias, afirmando na sequência: “E de tudo o que, pela Lei de Moisés, não pudestes ser justificado, por Ele é justificado todo aquele que crê (13.39). Sofrendo nova perseguição, por parte dos judeus, partem para a Galácia (Icônio, Listra e Derbe) de onde retornam à Síria, voltando pela Psídia (Antioquia).

Nos textos acima destacados encontramos toda essência da Pregação Apostólica no início de sua expansão. A Base do Paradigma do Evangelho se encontra, claramente, na expansão deste Evangelho Pioneiro, na percepção de um ex-judeu e apologista imbatível.

O Cristianismo Pioneiro é o Cristianismo Apostólico e merece nossa especial atenção: Jesus, o Nazareno, crucificado e Ressuscitado conforme as Escrituras é o Filho de DEUS, o Messias prometido, e por Ele é Justificado todo aquele que crê. Apeguemos-nos a esta Verdade!

            Cabe-nos, ainda, relatar um fato ocorrido em Listra quando Paulo curou um homem coxo de nascença. A multidão, de cultura grega (helenista), os confunde com os deuses. Identificando Barnabé a Zeus e Paulo a Hermes intentam homenageá-los com sacrifícios cultuais (14.13). O fato de ser Paulo confundido com uma divindade inferior a Zeus tem resposta na própria religiosidade (mitologia) grega, onde Hermes, filho de Zeus, é tido por mensageiro e, assim, é o “deus dos poetas e oradores”. Paulo era o Pregador, era o que anunciava.

Entendemos por equívoco a preferência de alguns tradutores ao citar Júpiter e Mercúrio em substituição a Zeus e Hermes. Os romanos não interviam na religiosidade dos povos conquistados e toda aquela região era culturalmente helênica (grega), embora tal cultura tenha difundido a ideia da correspondência de Zeus à maior divindade das demais culturas. No grego, a palavra Diós, de onde se origina o vocábulo “Deus”, é exclusiva para Zeus, ficando os demais deuses do Panteón designados pela palavra “teós”. Somente Zeus é Diós.

            Encerramos este Comentário com o Alerta de Paulo: “Irmãos, filhos da geração de Abraão, e os que dentre vós temeis a YAHU, a vós é enviada a Palavra desta Salvação (13.26). Halelu YAH!

Em Cristo,

Zazá (Halelu YAH! Significa “louvemos YAH” onde “YAH” é uma forma abreviada e respeitosa para o Nome de DEUS YAHU).


Lições do trimestre atual
(Clique no título da lição para fazer download do arquivo desejado. Os comentários das lições da EBD aqui disponibilizadas foram elaboradas pelo Professor Edzard Gomes, da Classe de Casais I da EBD - Igreja Batista da Capunga)

 

2017 - 2º TRIMESTRE: "O CRISTIANISMO PIONEIRO"

01/13 - "NASCE A IGREJA DE CRISTO"

02/13 - "OS PRIMEIROS SERMÕES"

03/13 - "OS PRIMEIROS EVENTOS/MILAGRES"

04/13 - "AS PRIMEIRAS PERSEGUIÇÕES"

05/13 - "A IGREJA SE AMPLIA"

06/13 - "SURGE O APÓSTOLO DOS GENTIOS"

07/13 - “A IGREJA SE INSTITUCIONALIZA”

08/13 - “PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO”

 

 

Lições dos trimestres anteriores

2014 - 1º TRIMESTRE: "ÊXODO"

2014 - 2º TRIMESTRE: "MARCOS"

2014 - 3º TRIMESTRE: "ESPIRITO SANTO: MISSÃO E AÇÃO"

2014 - 4º TRIMESTRE: "EPISTOLAS PAULINAS"

2015 - 1º TRIMESTRE: "O PENTATEUCO"

2015 - 2º TRIMESTRE: "O EVANGELHO DE LUCAS"

2015 - 3º TRIMESTRE: "DOUTRINAS BÍBLICAS"

2015 - 4º TRIMESTRE: "RESTAURAÇÃO E ESPERANÇA"

2016 - 1º TRIMESTRE: "JOSUÉ, JUIZES E RUTE"

2016 - 2º TRIMESTRE: "O EVANGELHO DE JOÃO"

2016 - 3º TRIMESTRE: "A IGREJA DE JESUS CRISTO"

2016 - 4º TRIMESTRE: "A CARTA AOS HEBREUS"

2017 - 1º TRIMESTRE: "O MESSIAS ANUNCIADO"

 

Os arquivos estão agrupados por trimestre e compactados.

 

Revisões e testes das lições

Alfabeto Hebraico
Revisão - Atos dos Apóstolos

Revisão - Sermão do Monte
Revisão - Profetas Menores

Revisão - Livros da Restauração


"o conteúdo aqui divulgado é de responsabilidade do(s) respectivo(s) autor(es)"

                     Classe Fundamentos da Vida Cristã 
                            (estudos bíblicos para novos convertidos)

Profa. Taciana Marroquim

"o conteúdo aqui divulgado é de responsabilidade do(s) respectivo(s) autor(es)"

 
Retornar   p gina anterior
 
       

Pastor: Ney Silva Ladeia
Pastor Emérito: José Almeida Guimarães
Pastor In memoriam: José Munguba Sobrinho

Rua Fernandes Vieira, 769 - Parque Amorim - Recife/PE CEP 50050-200 | Fone/Fax: (81) 3092-6578
Email: falecom@capunga.org.br