Página principal
  Atividades das Classes - EBD - Igreja Batista da Capunga
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
Espaço destinado às Classes da EBD, com atividades, estudos bíblicos e a opinião do professor
                       Classe de Casais I  -  Professor Edzard Barbosa Gomes

Professor Edzar Barbosa Gomes Adultos - Classe Casais I

 Comentário do Professor

 

O MESSIAS ANUNCIADO

13/13: “O Evangelho do Messias” – João, Romanos, Efésios e 1Pedro

“Eu vim a este Mundo para Juízo” (João 9.39)

 

Olá Amado(a).

 

            Todos, de certa forma, ansiamos por uma notícia, por uma novidade, por algo novo, por algo que seja agradável e que nos traga alguma satisfação. Uma grande notícia agradável é, de certo, motivo para muitos comentários e boas discussões. Imaginemos então uma notícia extraordinária, agradável e que “nos tenha trazido alguma recompensa”! Esse é o real significado da palavra “Evangelho”, palavra transliterada do original grego.

            Evangelho de Cristo é, então, a Boa Nova Anunciada aos homens pelo Messias, da parte de DEUS. Qual é, pois, essa Boa Nova? É exatamente o estabelecimento do Reino de DEUS entre os homens, materializando todas as Promessas e apresentando as Bênçãos advindas desta Ação de DEUS, culminando com a Graça do Perdão através do Sacrifício, cruento e sangrento, do próprio Messias. Passemos a entendê-lo.

            O Evangelho anunciado por Cristo, de tão extraordinário, fez com que o Apóstolo Paulo, apesar de perseguido e discriminado, nos exortasse a não nos envergonharmos de sua pregação, escrevendo aos Romanos: “Porque não me envergonho do Evangelho de Cristo; pois, é o Poder de DEUS para a Salvação de todo aquele que crê (Rm 1.19). Em suma, envergonhar-se do Evangelho do Messias (Cristo) seria o mesmo que se envergonhar do PODER emanado do DEUS Único, do DEUS Criador de todas as coisas. Seria o mesmo que almejar adorar um deus sem Poder, um deus forjado. Seria então, NEGAR A AÇÃO DE DEUS!

            Poder de DEUS para Salvação de todo aquele que crê! Eis a grande definição Apostólica para o Evangelho do Messias, o Evangelho do Cristo de YAHU. Essa Salvação é a prova do Amor e da Fidelidade de DEUS para com sua Criação terrena, no Seu Propósito de Redenção. Não apenas a Criação dos Céus, mas, também nós, a Criação Humana sobre a Terra, fazemos, sim, parte da Redenção de DEUS para com a Sua Criação. DEUS não esqueceu Suas Promessas e, assim, o Emmanuel nos Materializou as Grandes Promessas.

A vinda do Messias fez renascer a Esperança de todos quantos tinham conhecimento das Promessas antigas, bem como daqueles que conviveram com os ensinos vindos do Messias. Se materializando entre nós, o Messias dá provas de que podemos aguardar a Promessa de “Novo Céu e Nova Terra” conforme alardeado pelos Profetas (Isaías e Zacarias). Este fato não pode ficar à margem da Pregação cristã, pois, preconizado no Apocalipse, é ensinado por Pedro ao afirmar: “Mas nós, Aguardamos o Novo Céu e a Nova Terra” (2Pe 3.13).

            De certo que ainda muita Promessa não está bem delineada aos nossos olhos e, até mesmo as mais comentadas, ainda nos enlaçam em divagações acerca da forma e do tempo de sua realização.

Fato é que as Boas Novas proclamadas pelo Messias atingem diretamente todos os que, de bom grado, se submetem à Soberania de YAHU DEUS. Fato, também, que um Novo Tempo é estabelecido sobre a Terra, no qual, o Juízo de DEUS passa a se delinear. Exatamente na relação do homem para com o Messias. Cabe-nos Aceitar a Nova Condição estabelecida e Confiar nas Promessas daquele que, ao longo de toda História da Revelação, já se mostrou Poderoso e Justo, cuja Fidelidade dura para sempre.

Em Cristo, somos partícipes da programação de DEUS para um propósito ainda em execução. Ao nos designar por Igreja (Congregação), DEUS nos coloca diretamente como agentes de Seu Ideal. Participar da Igreja de Cristo é, sim, um grande privilégio. Privilégio que, nascendo no Perdão concedido através do Sacrifício de Cristo, nos é acrescentado com a Vida Eterna e a Bênção de Reinar com Cristo no Novo Tempo por vir.

O Evangelho do Messias nos garante pleno perdão e Vida Eterna e, sendo isto considerado por Salvação, nos tem sido apresentado como consolo, por temermos a Morte como seres finitos. A Graça de DEUS por Jesus, Seu Messias, vai além de nosso Conhecimento e relembro as palavras do Apóstolo Pedro para que nossa Esperança de Vida Eterna seja sedimentada: “Mas nós, Aguardamos o Novo Céu e a Nova Terra”(2Pe.3.13).

O homem continua desdenhando a Proposta de DEUS pelo Seu Messias a ponto de não dar crédito à exigência única para ingressar na Congregação dos Salvos. - A Fé é essa Condição Única para a Salvação.

**De Jesus recebemos: “DEUS amou o Mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crê, não pereça, mas tenha a Vida Eterna” (Jo 3.16); Exigência? – Crer no Messias de DEUS.

**De Paulo recebemos: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo” (At 16.31); Qual a Exigência? – Fé no Cristo!

**Ainda de Paulo: “Porque pela Graça sois salvos, mediante a Fé...” (Ef 2.8); Qual o meio? – A Fé.

No Evangelho do Messias o Grande Amor de DEUS nos garante acesso ao Seu Reino apenas pela Fé. Creiamos nas Promessas de DEUS e em Seu Grande Amor, aceitando Jesus por Único Caminho! Halelu YAH!

Em Cristo,

Zazá (Halelu YAH! Significa “louvemos YAH” onde “YAH” é uma forma abreviada e respeitosa para o Nome de DEUS YAHU).

Lições do trimestre atual
(Clique no título da lição para fazer download do arquivo desejado. Os comentários das lições da EBD aqui disponibilizadas foram elaboradas pelo Professor Edzard Gomes, da Classe de Casais I da EBD - Igreja Batista da Capunga)

 

2017 - 1º TRIMESTRE: "O MESSIAS ANUNCIADO"

 

01/13 - "NO PRINCÍPIO ..."

02/13 - "O FIM DE UMA ERA"

03/13 - "RECOMEÇO E ESCOLHA"

04/13 - "UMA GRANDE NAÇÃO"

05/13 - "O PACTO DO SINAI"

06/13 - "O PACTO COM DAVI"

07/13 - "O MESSIAS NOS SALMOS DE DAVI"

08/13 - "O MESSIAS NOS PROFETAS DE JUDA"

09/13 - "O MESSIAS NO PERÍODO BABILÔNICO"

10/13 - "O MESSIAS PELO MESSIAS"

11/13 - "PROPOSTAS PELO MESSIAS"

12/13 - "PARADIGMAS DA ERA DO MESSIAS"

13/13 - "O EVANGELHO DO MESSIAS"

 

reis de israel I

reis de israel II

reis de israel III

reis de israel IV

 

Lições dos trimestres anteriores

2014 - 1º TRIMESTRE: "ÊXODO"

2014 - 2º TRIMESTRE: "MARCOS"

2014 - 3º TRIMESTRE: "ESPIRITO SANTO: MISSÃO E AÇÃO"

2014 - 4º TRIMESTRE: "EPISTOLAS PAULINAS"

2015 - 1º TRIMESTRE: "O PENTATEUCO"

2015 - 2º TRIMESTRE: "O EVANGELHO DE LUCAS"

2015 - 3º TRIMESTRE: "DOUTRINAS BÍBLICAS"

2015 - 4º TRIMESTRE: "RESTAURAÇÃO E ESPERANÇA"

2016 - 1º TRIMESTRE: "JOSUÉ, JUIZES E RUTE"

2016 - 2º TRIMESTRE: "O EVANGELHO DE JOÃO"

2016 - 3º TRIMESTRE: "A IGREJA DE JESUS CRISTO"

2016 - 4º TRIMESTRE: "A CARTA AOS HEBREUS"

 

Os arquivos estão agrupados por trimestre e compactados.

 

Revisões e testes das lições

Alfabeto Hebraico
Revisão - Atos dos Apóstolos

Revisão - Sermão do Monte
Revisão - Profetas Menores

Revisão - Livros da Restauração


"o conteúdo aqui divulgado é de responsabilidade do(s) respectivo(s) autor(es)"

                     Classe Fundamentos da Vida Cristã 
                            (estudos bíblicos para novos convertidos)

Profa. Taciana Marroquim

"o conteúdo aqui divulgado é de responsabilidade do(s) respectivo(s) autor(es)"

 
Retornar   p gina anterior
 
       

Pastor: Ney Silva Ladeia
Pastor Emérito: José Almeida Guimarães
Pastor In memoriam: José Munguba Sobrinho

Rua Fernandes Vieira, 769 - Parque Amorim - Recife/PE CEP 50050-200 | Fone/Fax: (81) 3092-6578
Email: falecom@capunga.org.br