Página principal
 
Ministério de Educação Cristã
 
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
Espaço destinado às Classes da EBD, com atividades, estudos bíblicos e a opinião do professor
 
 Classe de Casais I  -  Professor Edzard Barbosa Gomes

Professor Edzar Barbosa GomesAdultos - Classe de Casais I

Comentário do Professor





DOUTRINAS BÍBLICAS

02/13: “DEUS  PAI; o Filho e o Espírito Santo” – Salmos 139; João 1 e João 14

“Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei” (João 14; 15 e 16)

 

Olá Amado(a).

 

O conhecimento de DEUS se dá através das Revelações do Antigo Testamento, Escrituras hebraicas, parte da Bíblia do Cristianismo. Este inicia afirmando categoricamente: “No princípio criou ELOHIM os Céus e a Terra” (Gn 1.1).

Não há indícios acerca da forma material visível do relacionamento de ELOHIM com o homem criado, nem tampouco sobre Seu Nome, em toda fase da história Bíblica antes do Dilúvio. Os tradutores do hebraico verteram para “Deus” o termo “Elohim”, embora se tenha por aceito ser esta expressão um “plural majestático”, o qual, inicialmente, foi usado para referir-se ao DEUS Criador até aos tempos da revelação a Moisés, no Sinai.

No período pós Dilúvio, nos deparamos com expressões substitutivas do termo Elohim, como “El Shadday” (Deus Todo Poderoso) e “El Elyon” (Deus Altíssimo), apontando para uma inconsistência dos tradutores, visto que, nelas, o termo vertido para Deus é “El”, igual ao adotado para “Elohim”.

Vemos, portanto, que até aos tempos da revelação do Sinai, Elohim era exclusivo para referências ao DEUS Criador dos Céus, da Terra e da Vida. Os chamados “teólogos” e outros estudiosos teimam em afirmar ter Elohim se revelado a Moisés com a expressão “EU SOU”, ocultando ao laicato o Tetragrama da Revelação.

Crentes e ditos cristãos desconhecem essa forma da revelação e assim, estão impedidos de prosseguirem no conhecimento, conforme o próprio DEUSsugere por Seu Profeta em Oséias 6.3.

O texto de Êxodo 6.3 é incisivo e explicativo: “Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como o DEUS Todo Poderoso, mas, pelo meu Nome, YHWH, não lhes fui conhecido”. Esta forma, YHWH, conhecida como “o Tetragrama”, é utilizada por Moisés, mesmo nas narrativas anteriores ao encontro do Sinai, por haver Escrito tendo, já, este conhecimento. Mesmo após o Sinai, continuou citar a forma Elohim, referindo-se a YAHU como “YHWH Elohim”. Esta forma é traduzida como “SENHOR Deus”, uma vez que o tetragrama é substituído pela forma “SENHOR”, e o termo Elohim é traduzido por Deus. Em diversos nomes de Personagens Bíblicos, identificamos a pronúncia do Tetragrama por YAHU (leia-se Yárru), embora os “mestres do cristianismo” teimem em utilizar as formas convencionais – Senhor, Jeová ou Javé, afirmando haver se perdido tal pronúncia.

Embora o cuidado de YAHU para com o Seu Povo seja identificado como o de um pai, e ainda o fato de, a Faraó, DEUS ter citado Israel como o Seu Primogênito, a manifestação de DEUS como Pai somente aparece incisiva no tempo do Messias, o Unigênito Filho de DEUS, revelação até então oculta do Povo de Israel.

No novo Tempo, o Tempo Messiânico, DEUS assume a paternidade de todos os que aceitarem o Seu Perdão através da Obra realizada através de Seu Filho, havendo o próprio Jesus ensinado, este tipo de relacionamento, na forma da oração compartilhada em seus ensinos: Pai nosso que estás no Céu”.

O Messias como Filho de DEUS é atestado pela resposta do próprio Jesus a Pedro quando este afirma acerca do Cristo: “Tu és o Cristo, o Filho do DEUS VIVO. E Jesus responde: “Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, pois não foi a carne nem o sangue quem o revelou, mas meu Pai que está no Céu (Mt 16.17).

O Espírito Santo, derramado por Promessa sobre toda a carne (Atos 2.17), é o Espírito da Verdade enviado pelo Filho, da parte do Pai. É a Outorga aos crentes do perdão da Cruz; é o Dom que nos capacita ao Testemunho de Cristo; é o Selo de Propriedade de DEUS e Penhor de nossa Herança como filhos (Rm 8.16-17).

Este mesmo Espírito da Verdade, convencendo o homem acerca da Justiça, do Pecado e do Juízo, motiva-o na busca do Conhecimento e da Vontade doDEUS VIVO de Israel (João 14 a 16).

Louvemos a YAHU, Criador dos Céus, da Terra e da Vida, por Sua Fidelidade! Ao DEUS VIVO de Israel seja, pois, o nosso Louvor pela Salvação nos Outorgada no Calvário de Seu Filho! Halelu Yah!   

Em Cristo,

Zazá (Halelu YAH! Significa “Louvemos YAH” onde “YAH” é uma forma abreviada e respeitosa para o Nome de DEUS YAHU).

 

Lições do trimestre atual
(Clique no título da lição para fazer download do arquivo desejado. Os comentários das lições da EBD aqui publicados foram elaboradas pelo Professor Edzard Gomes, da Classe de Casais I da EBD - Igreja Batista da Capunga)

2019 - 2º TRIMESTRE: DOUTRINAS BÍBLICAS - RAZÕES DA NOSSA FÉ
2019-04-07 | 01/13: “As Escrituras Sagradas
2019-04-14 | 02/13: “DEUS  PAI; o Filho e o Espírito Santo

 

Lições dos trimestres anteriores

2014 - 1º TRIMESTRE: "ÊXODO"
2014 - 2º TRIMESTRE: "MARCOS"
2014 - 3º TRIMESTRE: "ESPIRITO SANTO: MISSÃO E AÇÃO"

2014 - 4º TRIMESTRE: "EPISTOLAS PAULINAS"
2015 - 1º TRIMESTRE: "O PENTATEUCO"

2015 - 2º TRIMESTRE: "O EVANGELHO DE LUCAS"

2015 - 3º TRIMESTRE: "DOUTRINAS BÍBLICAS"
2015 - 4º TRIMESTRE: "RESTAURAÇÃO E ESPERANÇA"

2016 - 1º TRIMESTRE: "JOSUÉ, JUIZES E RUTE"
2016 - 2º TRIMESTRE: "O EVANGELHO DE JOÃO"
2016 - 3º TRIMESTRE: "A IGREJA DE JESUS CRISTO"
2016 - 4º TRIMESTRE: "A CARTA AOS HEBREUS"

2017 - 1º TRIMESTRE: "O MESSIAS ANUNCIADO"

2017 - 2º TRIMESTRE: "O CRISTIANISMO PIONEIRO"
2017 - 2º TRIMESTRE: "O SERMÃO DO MONTE"
2017 - 4º TRIMESTRE: "PROFETAS MENORES"
2018 - 1º TRIMESTRE: "A RESTAURAÇÃO: ESDRAS, NEEMIAS E ESTER"
2018 - 2º TRIMESTRE: "A EPÍSTOLA AOS ROMANOS"
2018 - 3º TRIMESTRE: "DISCIPULADO CRISTÃO"
2018 - 4º TRIMESTRE: "EPISTOLAS GERAIS"
2019 - 1º TRIMESTRE: "O LIVRO DOS SALMOS"

Os arquivos estão agrupados por trimestre e compactados.

Revisões e testes das lições

Alfabeto Hebraico
Revisão - Atos dos Apóstolos

Revisão - Sermão do Monte
Revisão - Profetas Menores

Revisão - Livros da Restauração

"Todo o conteúdo aqui divulgado é de responsabilidade do(s) respectivo(s) autor(es)"


 

Retornar -  pagina da Educação Cristã
 
 
       

Pastor:
Pastores In memoriam: José Almeida Guimarães / José Munguba Sobrinho

Rua João Fernandes Vieira, 769 - Parque Amorim - Recife/PE CEP 50050-245 | Fone/Fax: (81) 3092-6578
Email: falecom@capunga.org.br