Página principal
  Atividades das Classes - EBD - Igreja Batista da Capunga
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
Espaço destinado às Classes da EBD, com atividades, estudos bíblicos e a opinião do professor
                       Classe de Casais I  -  Professor Edzard Barbosa Gomes

Professor Edzar Barbosa Gomes Adultos - Classe Casais I

 Comentário do Professor

O CRISTIANISMO PIONEIRO

12/13: “Testemunhando Diante do Inimigo” – Atos 24 a 26

“Tendo Esperança em DEUS ... de que há de haver ressurreição tanto dos justos como dos injustos” (At 24.14-16)

 

Olá Amado(a).

 

            Embora nosso tema principal seja O Cristianismo Pioneiro, a designação de Inimigo deste Comentário se direciona aos principais adversários do Apóstolo Paulo como testemunhado de Lucas nos Atos dos Apóstolos, iniciando com o confronto diante dos principais dentre os judeus (Sinédrio), e culminando com o enfrentamento diante das principais autoridades Romanas, Governadores e Rei, indo até César, em Roma.

            A rigor, o motivo da prisão de Paulo tem a mesma correlação com a prisão de Jesus. Enquanto Jesus, preso e morto por afirmar ser o Cristo e o Filho de DEUS, Paulo foi preso por testemunhar exatamente este fato. Entretanto, ao expor este fato entre os gentios (não judeus) era necessário testemunhar do DEUS dos judeus, demonstrando que as Promessas acerca do Messias haviam se cumprido no Nazareno Crucificado, sendo ele o Salvador de todo homem diante de DEUS.

            Acontece que aos gentios não era exigido as práticas diversas da Lei de Moisés, inclusive com a não exigência da circuncisão. Assim, mesmo nas Nações gentílicas a oposição a Paulo se dava, lembrando que o Apóstolo se utilizava das Sinagogas para sua pregação e discussão acerca das Escrituras.

            Ao chegar a Jerusalém, finalizando sua Terceira Viagem Missionária, Paulo é confrontado pelo Sinédrio totalmente influenciado por judeus vindos da Ásia e de outras regiões por onde estivera pregando. Do tumulto em Jerusalém, resultou a prisão de Paulo e sua ida até Cesareia, onde depôs diante do Governador Félix e permaneceu preso por dois anos. Sendo Félix substituído por Festo novamente os judeus de Jerusalém tramam contra a vida de Paulo levando-o a apelar para Cesar.

            Naqueles dias, intentando visitar o novo Governador, o rei Agripa II vai a Cesareia e, sendo informado acerca de Paulo, pede para também ouvi-lo. Antes de comentarmos acerca desse encontro, vamos relembrar um pouco da História para melhor nos situarmos nestes acontecimentos.

            Estamos no entorno do ano 60AD quando Nero, que se orgulhava do título Augustus, era o Imperador de Roma e exigia ser tratado como uma divindade. Na Judeia, continuava o reinado dos Herodes, dinastia edomita, ou idumeia, descendentes de Esaú e, por isso, chamados por alguns historiadores de meio judeus ou semi judeus. Desde Herodes o Grande, casado com a filha do Sumo Sacerdote, eles exerciam grande influência entre os judeus pela argúcia política junto a Roma. Herodes, o Grande, foi o mesmo que financiou a extraordinária reforma do Templo de Jerusalém, o mesmo que Jesus visitou diversas vezes. Também, foi o mesmo Herodes responsável pela morte das crianças quando se viu traído pelos Magos que buscavam o lugar do nascimento do Messias, o Yahushua – A Salvação de YAHU.

            Com a morte de Herodes, o Grande, assume Antipas, o Herodes que matou João Batista e arguiu Jesus devolvendo-o a Pilatos. Seu sucessor foi Agripa I que cometeu o primeiro ato contra a Igreja de Cristo ao mandar matar Tiago, o irmão de João, e colocado Pedro em prisão. Morreu comido de bichos (Atos 12.23).

            Agripa II, o Herodes personagem desse encontro com o Apóstolo Paulo, era filho de Agripa I e vivia com Berenice, sua própria irmã. A relação entre os Herodes e os judeus era conhecida de Paulo, pois, após receber a palavra para discorrer acerca de sua história, afirma: “Tenho-me feliz, ó Rei Agripa, (...) principalmente porque és versado em todos os costumes e questões que há entre os judeus (26.2-3).

            Retomando a questão de Paulo, vejamos alguns argumentos feitos em sua defesa: “E, agora, estou sendo julgado por causa da Esperança da Promessa que por DEUS foi feita a nossos pais (26.6); “Por que se julga incrível entre vós que DEUS ressuscite os mortos?” (26.8); De seu encontro com o Messias a caminho de Damasco testemunha ter recebido a seguinte ordem do Mestre: “Mas levanta-te e firma-te sobre teus pés, porque por isto te apareci; para te constituir ministro e testemunha (...) livrando-te do povo e dos gentios, para os quais eu te envio, para lhes abrir os olhos e os converteres das trevas para a luz e da potestade de Satanás para DEUS, a fim de que recebam eles a Remissão de Pecados e Herança entre os que são santificados pela Fé em mim (26.16-18); e ainda: “Acreditas, ó Rei Agripa, nos Profetas? Bem sei que acreditas (26.27).

            Como o Rei Agripa II, ainda hoje, muitas pessoas estão impedidas de assumir sua Fé em Cristo, exclusivamente devido às pressões políticas e sociais. Como testemunhas de Cristo, cabe-nos a continuidade da Pregação deste Evangelho da Graça de DEUS, que nos concede Remissão de pecados unicamente pela Fé na Obra do Messias. Louvemos a YAHU, o DEUS Todo Poderoso por Sua Salvação! Halelu YAH!

Em Cristo,

Zazá (Halelu YAH! Significa “louvemos YAH” onde “YAH” é uma forma abreviada e respeitosa para o Nome de DEUS YAHU).

Lições do trimestre atual
(Clique no título da lição para fazer download do arquivo desejado. Os comentários das lições da EBD aqui disponibilizadas foram elaboradas pelo Professor Edzard Gomes, da Classe de Casais I da EBD - Igreja Batista da Capunga)

2017 - 2º TRIMESTRE: "O CRISTIANISMO PIONEIRO"

01/13 - "NASCE A IGREJA DE CRISTO"

02/13 - "OS PRIMEIROS SERMÕES"

03/13 - "OS PRIMEIROS EVENTOS/MILAGRES"

04/13 - "AS PRIMEIRAS PERSEGUIÇÕES"

05/13 - "A IGREJA SE AMPLIA"

06/13 - "SURGE O APÓSTOLO DOS GENTIOS"

07/13 - “A IGREJA SE INSTITUCIONALIZA”

08/13 - “PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO”

09/13 - “SEGUNDA VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO”

10/13 - “TERCEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO”

11/13 - “RESISTINDO AO INIMIGO”

12/13 - “TESTEMUNHANDO DIANTE DO INIMIGO”

Lições dos trimestres anteriores 2014 - 1º TRIMESTRE: "ÊXODO"
2014 - 2º TRIMESTRE: "MARCOS"
2014 - 3º TRIMESTRE: "ESPIRITO SANTO: MISSÃO E AÇÃO"

2014 - 4º TRIMESTRE: "EPISTOLAS PAULINAS"
2015 - 1º TRIMESTRE: "O PENTATEUCO"

2015 - 2º TRIMESTRE: "O EVANGELHO DE LUCAS"

2015 - 3º TRIMESTRE: "DOUTRINAS BÍBLICAS"
2015 - 4º TRIMESTRE: "RESTAURAÇÃO E ESPERANÇA"
2016 - 1º TRIMESTRE: "JOSUÉ, JUIZES E RUTE"
2016 - 2º TRIMESTRE: "O EVANGELHO DE JOÃO"
2016 - 3º TRIMESTRE: "A IGREJA DE JESUS CRISTO"
2016 - 4º TRIMESTRE: "A CARTA AOS HEBREUS"
2017 - 1º TRIMESTRE: "O MESSIAS ANUNCIADO"

Os arquivos estão agrupados por trimestre e compactados.

Revisões e testes das lições

Alfabeto Hebraico
Revisão - Atos dos Apóstolos

Revisão - Sermão do Monte
Revisão - Profetas Menores

Revisão - Livros da Restauração

"o conteúdo aqui divulgado é de responsabilidade do(s) respectivo(s) autor(es)"

 

                     Classe Fundamentos da Vida Cristã 
                           (estudos bíblicos para novos convertidos)

Profa. Taciana Marroquim

"o conteúdo aqui divulgado é de responsabilidade do(s) respectivo(s) autor(es)"

 
Retornar   p gina anterior
 
       

Pastor: Ney Silva Ladeia
Pastor Emérito: José Almeida Guimarães
Pastor In memoriam: José Munguba Sobrinho

Rua Fernandes Vieira, 769 - Parque Amorim - Recife/PE CEP 50050-200 | Fone/Fax: (81) 3092-6578
Email: falecom@capunga.org.br