Página principal
  Atividades das Classes - EBD - Igreja Batista da Capunga
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
Espaço destinado às Classes da EBD, com atividades, estudos bíblicos e a opinião do professor
                       Classe de Casais I  -  Professor Edzard Barbosa Gomes

Professor Edzar Barbosa Gomes Adultos - Classe Casais I

 Comentário do Professor

 

O CRISTIANISMO PIONEIRO

03/13: “Os Primeiros Eventos/Milagres” – Atos 2,3,5 e 9

“Não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido” (At 4.20)

 

Olá Amado(a).

 

            Não pode haver dúvida alguma acerca do primeiro evento do Cristianismo em sua Origem, como movimento propagador do Evangelho (Boas Novas de DEUS) trazido pelo Cristo, o Jesus Nazareno. Após haver sido Ressuscitado por DEUS, ordenara aos Discípulos não se ausentarem de Jerusalém e ali aguardassem a Promessa do Pai por ele mesmo apregoada.

O Derramamento do Espírito Santo, conforme a Promessa de DEUS através do Profeta Joel, ocorrido no dia de Pentecostes daquele ano, foi, sim, o Primeiro evento do Cristianismo Pioneiro, havendo sido, em si mesmo, a mola propulsora da propagação desse Movimento através das Nações.

A Ação de DEUS neste Evento se deu de forma visível e sobrenatural quando, conforme descrito, se ouviu um “som” como de vento impetuoso enquanto “línguas”,como de fogo, caíram sobre cada um dos presentes (em torno de 120 pessoas). Havendo ocorrido ao local, por motivo do grande som ouvido, uma multidão, os discípulos ali presentes começaram a anunciar acerca da Obra Redentora de Jesus, o Crucificado. Como fato Sobrenatural deste evento, a multidão que ali se achegou, recebeu a Mensagem do Cristo em diversos idiomas (línguas), conforme sua própria origem natural, pois haviam vindo a Jerusalém de diversas localidades. Lucas cita 17 (dezessete) idiomas ali falados pelos discípulos, conforme a origem daquele a quem a Mensagem era direcionada (2.8-11). Verdadeiramente a Ação de DEUS foi notória e fundamental para este Grande Início do Movimento que influenciou todas as Civilizações. O Cristianismo foi, é, e continua sendo, ainda hoje, a Vontade de DEUSpara a Humanidade! Testemunhar esse Movimento é Missão básica do cristão!

O segundo evento de significação foi o Milagre ocorrido através dos Apóstolos Pedro e João quando, ao se direcionarem ao Templo, um homem coxo lhes pede uma esmola. Pedro, olhando para o homem, lhe ordena, em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, que ele se levante e ande (3.1-10). A recuperação imediata da enfermidade daquele homem foi notória e motivadora da busca pelo conhecimento da Mensagem dos Apóstolos e discípulos. Esse fato, em tudo, é semelhante aos diversos Milagres efetuados por Jesus quando se anunciava ao Mundo como O Cristo, o Filho do DEUS Vivo. Podemos afirmar, com certeza, que os Milagres efetuados pela intermediação dos Apóstolos tinham, sim, uma motivação propagandística da parte deDEUS. Tais Milagres não se repetiram, e não se tornaram comuns na vida apostólica. A Ação de DEUS nesse evento foi a de Sedimentar a Autoridade Apostólica, no Início da propagação do Evangelho de Cristo. Ainda nessa classe de eventos, Lucas testemunha dois outros milagres efetuados através de Pedro, ambos ocorridos fora de Jerusalém, em Lida e em Jope. Um paralítico de nome Enéas é curado e Dorcas é ressuscitada. São fatos do Início do Cristianismo.

O terceiro evento distinguido no Livro dos Atos dos Apóstolos, conhecido como “o pecado de Ananias e Safira”, surge de forma inesperada e também única. O respeito e a responsabilidade individual, na Propagação do Evangelho de Cristo, tinham de ser atestados e exigidos. A Ação de DEUS neste evento impõe a lealdade e a autenticidade daquele que se agrega pela Fé, à Igreja de Cristo. Na distribuição de seus bens, Ananias e Safira informaram que a oferta doada teria sido fruto da venda de um de seus bens, quando, na verdade, haviam apenas doado parte daquele bem (5.1-16). Toda doação é espontânea, e, desta forma, a mentira não se fazia necessária. Mentir a DEUS ou, diante Dele, é negar a sua própria Fé. A morte é a consequência natural e original de todo aquele que se opõe a DEUS.

Por fim, não podemos deixar de comentar a morte de Estevão, como primeiro Mártir do Cristianismo, e, principalmente o fato de que Saulo a tudo observava, consentindo com sua morte (7.59). Mesmo um evento com morte por apedrejamento, conforme designado pela Lei, foi marcante para o desenvolvimento e crescimento do Movimento mais tarde conhecido por Cristianismo. Toda notícia é fonte de divulgação. Ainda hoje muitos grupos radicais se utilizam de atitudes extremas como fonte de divulgação de seus movimentos e ideais.

Foi exatamente pela perseguição que Saulo, o grande perseguidor dos primeiros cristãos, se envolve no Movimento de Propagação do Evangelho de Cristo. Mais tarde, já convertido afirma:

“Porque não me envergonho do Evangelho de Cristo, pois, é Poder de DEUS para Salvação de todo aquele que crê” (Rm1.17).

            Não necessitamos de novos testemunhos acerca da Fidelidade de DEUS em relação às Suas Promessas. A Redenção da Criação é Proposta de DEUS desde o Início da Criação. Assim Confiamos! Halelu YAH!

Em Cristo,

Zazá (Halelu YAH! Significa “louvemos YAH” onde “YAH” é uma forma abreviada e respeitosa para o Nome de DEUS YAHU).

Lições do trimestre atual
(Clique no título da lição para fazer download do arquivo desejado. Os comentários das lições da EBD aqui disponibilizadas foram elaboradas pelo Professor Edzard Gomes, da Classe de Casais I da EBD - Igreja Batista da Capunga)

 

2017 - 2º TRIMESTRE: "O CRISTIANISMO PIONEIRO"

01/13 - "NASCE A IGREJA DE CRISTO"

02/13 - "OS PRIMEIROS SERMÕES"

03/13 - "OS PRIMEIROS EVENTOS/MILAGRES"

 

Lições dos trimestres anteriores

2014 - 1º TRIMESTRE: "ÊXODO"

2014 - 2º TRIMESTRE: "MARCOS"

2014 - 3º TRIMESTRE: "ESPIRITO SANTO: MISSÃO E AÇÃO"

2014 - 4º TRIMESTRE: "EPISTOLAS PAULINAS"

2015 - 1º TRIMESTRE: "O PENTATEUCO"

2015 - 2º TRIMESTRE: "O EVANGELHO DE LUCAS"

2015 - 3º TRIMESTRE: "DOUTRINAS BÍBLICAS"

2015 - 4º TRIMESTRE: "RESTAURAÇÃO E ESPERANÇA"

2016 - 1º TRIMESTRE: "JOSUÉ, JUIZES E RUTE"

2016 - 2º TRIMESTRE: "O EVANGELHO DE JOÃO"

2016 - 3º TRIMESTRE: "A IGREJA DE JESUS CRISTO"

2016 - 4º TRIMESTRE: "A CARTA AOS HEBREUS"

2017 - 1º TRIMESTRE: "O MESSIAS ANUNCIADO"

 

Os arquivos estão agrupados por trimestre e compactados.

 

Revisões e testes das lições

Alfabeto Hebraico
Revisão - Atos dos Apóstolos

Revisão - Sermão do Monte
Revisão - Profetas Menores

Revisão - Livros da Restauração


"o conteúdo aqui divulgado é de responsabilidade do(s) respectivo(s) autor(es)"

                     Classe Fundamentos da Vida Cristã 
                            (estudos bíblicos para novos convertidos)

Profa. Taciana Marroquim

"o conteúdo aqui divulgado é de responsabilidade do(s) respectivo(s) autor(es)"

 
Retornar   p gina anterior
 
       

Pastor: Ney Silva Ladeia
Pastor Emérito: José Almeida Guimarães
Pastor In memoriam: José Munguba Sobrinho

Rua Fernandes Vieira, 769 - Parque Amorim - Recife/PE CEP 50050-200 | Fone/Fax: (81) 3092-6578
Email: falecom@capunga.org.br