Página principal
  
Ministério de Educação Cristã
 
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
Espaço destinado às Classes da EBD, com atividades, estudos bíblicos e a opinião do professor
 
 Classe de Casais I  -  Professor Edzard Barbosa Gomes

Professor Edzar Barbosa Gomes Adultos - Classe Casais I

 Comentário do Professor

 

O SERMÃO DO MONTE

08/13: “O Perigo da Ambição Material” – Mateus 6.19-24

“Pois onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” (Mt.6.21)

 

Olá Amado(a).

 

            Na sequência de nosso estudo acerca do Sermão do Monte, acompanhamos o Mestre em seus ensinos acerca da prática da Vontade de DEUS diretamente sobre a vida individual. Exatamente após haver alertado para que a prática dos atos de piedade, esmolas, oração e jejum, sejam feitas em secreto, como atitudes diante do Pai, começa a incentivar seus ouvintes, e discípulos, para as melhores escolhas do viver.

            Nesta nova sequência aborda ensinos acerca da natural busca do homem sobre posses e riquezas, diferenciando os tesouros terrestres dos tesouros celestes, como testemunhado:

            Não ajunteis tesouros na Terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e roubam. Mas ajuntai tesouros no Céu, onde nem a traça nem a ferrugem destroem, e onde os ladrões não arrombam nem roubam. Pois, onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração (Mt 6.19-21).

            O ensino é muito claro, como tem ocorrido em todo este Sermão. Embora nossa busca por posses terrenas sejam naturais e esteja presente em todo homem, o ensino de Cristo é autoexplicativo. Nosso viver deve ser pautado na prioridade de buscarmos acumular tesouros no Céu. Isto nos aponta para a busca contínua de nossa satisfação espiritual, uma vez que Céu está alinhado com o ensino acerca da “Morada deDEUS”. Mais uma vez Cristo aponta para a direção da Lei aos seus ouvintes e discípulos. É como se Cristo estivesse a repetir: - A Lei é a Vontade de DEUS para todos e, portanto, a ela deveis atentar. Afinal, era aquele o tempo da Lei.

            Na direção de se buscar acumular tesouros no Céu, a vigilância do viver deve ser constante. Para tal, o Mestre volta a uma de suas primeiras lições acerca da influência do homem em seu viver como luz. Agora, entretanto, Cristo parte da escolha do homem acerca da qualidade de luz a almejar. A influência sobre o universo da atuação no viver cotidiano é real, e necessário escolher a qualidade dessa influência. Ensina Cristo:

            “A lâmpada do corpo são os olhos. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, se a luz que em ti há, forem trevas, quão grandes são essas trevas!” (Mt 6.22-23).

            Nestas palavras do Mestre, aprendemos que nossa influência pode ser um tremendo desastre para a comunidade em que participamos! E assim o será, sempre que preferirmos ou nos colocarmos contrários à Vontade Soberana do Criador do Céu e da Terra, do Eterno DEUS de Israel, YAHU – O Único.

            Atentemos para este ensino acerca da importância dos olhos no viver! Luz que ilumina, ou luz que são trevas. Influência para o Bem, ou influência para o Mal. Tesouros no Céu, ou tesouros na Terra.

            Afinal, a Fidelidade que tanto almejamos de DEUS quando dele necessitamos tem de ser esteio, também, para a nossa própria fidelidade. O viver do homem não pode ser pautado sobre a mentira. O Mestre, neste mesmo Sermão do Monte já ensinou acerca de nossa fidelidade ao afirmar: - “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência do Maligno (Mt 5.37).

            O arremate desta lição está exatamente no contexto de nossa Fidelidade para com DEUS e para com nossas próprias ações diante dos homens. Não dá para conviver com a Luz e com as Trevas. Não dá para, como filhos de DEUS através de nossa Fé em Cristo, convivermos ainda com as práticas contrárias à Vontade de DEUS, testemunhadas na Revelação Histórica das Escrituras. Não dá para convivermos sem reação com as práticas idolátricas, cultos a demônios e favorecimento a diversos deuses, que não o são, simplesmente pela obediência insana à nova cultura do “politicamente correto”! Como cristãos, crentes na Revelação de DEUS através de Seu Cristo/Messias, não podemos calar o dom do Espírito que recebemos –para testemunhar!

            Ensina Cristo: Ninguém pode servir a dois senhores. Ou há de odiar a um e amar o outro, ou se devotará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a DEUS e às riquezas (Mt 6.24).

            Os nossos dias se apresentam muito tormentosos para a prática da Fé cristã. A perseguição atual se situa no campo ideológico e filosófico. Muito diferente da perseguição dos primeiros Césares romanos. Isto nos tem tornado menos vigilantes e, por esta razão consideramos este ensino muito próprio e atual. Lembramos as palavras do apóstolo Pedro: “Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências da carne, as quais combatem contra a alma” (1Pe2.11).

            Em tudo, portanto, estejamos firmes, certos de que a Fidelidade de DEUS, em Cristo Seu Filho, já nos tem garantido a nossa morada Eterna. Louvemos, pois o DEUS de toda Fidelidade! Halelu YAH!

Em Cristo,

Zazá (Halelu YAH! Significa “louvemos YAH” onde “YAH” é uma forma abreviada e respeitosa para o Nome de DEUS YAHU).


Lições do trimestre atual
(Clique no título da lição para fazer download do arquivo desejado. Os comentários das lições da EBD aqui publicados foram elaboradas pelo Professor Edzard Gomes, da Classe de Casais I da EBD - Igreja Batista da Capunga)

2017 - 3º TRIMESTRE: O SERMÃO DO MONTE

2017-07-02 | 01 - O caráter do cristão
2017-07-09 | 02 - A diferença que o cristão faz
2017-07-16
| 03 - Cristo, a Lei e o ódio
2017-07-23 | 04 - Fidelidade e honestidade

2017-07-30 | 05 - Vingança e amor

2017-08-06 | 06 - Uma vida cristã autêntica
2017-08-13 | 07 - A oração cristã e sua prática.
2017-08-20 | 08 - O perigo da ambição material.

Lições dos trimestres anteriores

2014 - 1º TRIMESTRE: "ÊXODO"
2014 - 2º TRIMESTRE: "MARCOS"
2014 - 3º TRIMESTRE: "ESPIRITO SANTO: MISSÃO E AÇÃO"

2014 - 4º TRIMESTRE: "EPISTOLAS PAULINAS"
2015 - 1º TRIMESTRE: "O PENTATEUCO"

2015 - 2º TRIMESTRE: "O EVANGELHO DE LUCAS"

2015 - 3º TRIMESTRE: "DOUTRINAS B͍BLICAS"
2015 - 4º TRIMESTRE: "RESTAURAÇÃO E ESPERANÇA"
2016 - 1º TRIMESTRE: "JOSUÉ, JUIZES E RUTE"
2016 - 2º TRIMESTRE: "O EVANGELHO DE JOÃO"
2016 - 3º TRIMESTRE: "A IGREJA DE JESUS CRISTO"
2016 - 4º TRIMESTRE: "A CARTA AOS HEBREUS"
2017 - 1º TRIMESTRE: "O MESSIAS ANUNCIADO"

2017 - 2º TRIMESTRE: "O CRISTIANISMO PIONEIRO"

Os arquivos estão agrupados por trimestre e compactados.

Revisões e testes das lições

Alfabeto Hebraico
Revisão - Atos dos Apóstolos

Revisão - Sermão do Monte
Revisão - Profetas Menores

Revisão - Livros da Restauração

"Todo o conteúdo aqui divulgado é de responsabilidade do(s) respectivo(s) autor(es)"




Retornar -  pagina da Educação Cristã
 

Untitled Document

 

 

Em construção

 
       

Pastor: Ney Silva Ladeia
Pastor Emérito: José Almeida Guimarães
Pastor In memoriam: José Munguba Sobrinho

Rua Fernandes Vieira, 769 - Parque Amorim - Recife/PE CEP 50050-200 | Fone/Fax: (81) 3092-6578
Email: falecom@capunga.org.br